Calendário de pagamento do Bolsa Família 2014

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Falta de gestão profissional ameaça pequenas empresas, dizem especialistas

dinheiroAbrir o próprio negócio parece ser a solução perfeita para quem quer fugir do patrão e, ao mesmo tempo, ajudar a economia por meio da criação de empregos e do aumento da produção. Esse passo, no entanto, requer planejamento e cuidado para não terminar em dor de cabeça. A falta de gestão profissional, dizem especialistas, põe em risco a sobrevivência das micro e pequenas empresas.
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a taxa de mortalidade das empresas com mais de dois anos de funcionamento corresponde a 24,6%. Na prática, uma em cada quatro empresas fecha até dois anos após a criação. Grande parte do índice pode ser atribuída à má administração.
O principal problema diz respeito à mistura entre o patrimônio pessoal dos donos e o dinheiro das empresas. A falta de um sistema claro de contabilidade compromete a manutenção e a capacidade de investimento das empresas. A dificuldade, dizem os especialistas, não se restringe aos negócios familiares e acomete grande parte das empresas.
“Sem uma separação definida entre o patrimônio pessoal e da empresa, os donos ou os sócios fazem retiradas sem o devido cuidado e põem em risco a contabilidade do negócio”, adverte o consultor Marcello Lopes. Para ele, os proprietários precisam saber quanto a empresa rende, para somente então definirem o valor das retiradas. “O empresário não pode simplesmente retirar o valor que quiser porque a renda dele é determinada pelo lucro do negócio”, acrescenta.
A falta de profissionalização na administração das empresas também pode causar problemas com o Fisco. “Por falta de conhecimento, as retiradas para proveito próprio do dono são registradas como despesas relacionadas à atividade da empresa, que reduzem o lucro e diminuem o Imposto de Renda e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido”, explica o advogado tributarista Edemir Marques de Oliveira.
Se a Receita constatar que as despesas foram registradas de forma errada e diminuíram o lucro artificialmente, ela pode auditar a empresa. “No fim, o empresário vai pagar ainda mais impostos e ter dor de cabeça mesmo que não tenha tido a intenção de burlar o Fisco”, diz o advogado.
Pela legislação, as empresas que faturam até R$ 360 mil por ano pagam os tributos federais, estaduais e municipais por meio do Simples Nacional. Segundo Lopes, o regime simplificado de tributação, ao mesmo tempo em que facilitou a vida das empresas, desestimulou os pequenos negócios a buscar uma gestão profissional. “No Simples Nacional, basta um livro-caixa para pagar os impostos, mas isso não significa que as empresas devam ser descuidadas com a administração e a contabilidade”, diz.
A falta de planejamento compromete o crescimento das empresas no médio e no longo prazo, principalmente quando as empresas faturam mais e saem do Simples Nacional. "Uma gestão descuidada compromete não só o pagamento de impostos como atrapalham a obtenção de crédito para a empresa porque ela não consegue justificar a contabilidade aos bancos”, alerta Lopes, que presta orientação a empresas que querem profissionalizar a administração.
Para Oliveira, o custo de as micro e pequenas empresas recorrerem a uma consultoria para profissionalizar a gestão compensa os resultados. Caso o custo seja alto, o advogado aconselha os empresários a procurar as associações comerciais e as unidades do Sebrae para receberem orientações sobre a administração dos negócios. “Essas entidades ajudam o empresário a correr atrás de uma gestão um pouco mais profissional”, comenta.

Colisão entre dois ônibus na Marginal Pinheiros deixa 45 feridos em São Paulo

Acidente aconteceu pouco depois das 11h no sentido Castello Branco. Três vítimas estavam em estado grave

Uma colisão entre dois ônibus na Marginal Pinheiros sentido Castello Branco deixou 45 feridos - três em estado grave - na manhã deste sábado (15), segundo informações do Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu pouco depois das 11h e dez viaturas foram enviadas ao local. As duas faixas da pista local foram interditadas e o trânsito na via permanecia congestionado por volta das 13h30.
Segundo testemunhas, o ônibus biarticulado estava parado no ponto pouco antes da Avenida dos Bandeirantes quando o outro veículo não conseguiu parar e bateu na traseira. Com isso, as barras de ferro onde os passageiros se seguram se romperam e as pessoas se machucaram ao cair.
Manoel Gonçalves, motorista do ônibus da frente, conta como foi o acidente: "Parei para pegar uma passageira e quando ela estava subindo, senti a pancada".

Veja vídeo:

Ainda segundo Gonçalves, o motorista do ônibus de trás não conseguiu explicar o motivo da batida. "Ele me disse que não lembra se freou. Só falou que está preocupado em perder o emprego". Gonçalves apontou, no entanto, que não há marca de freada no local do acidente.
Norma Lúcia, cobradora do ônibus que colidiu com o biarticulado, estava conversando com uma passageira na hora do acidente e diz que não sabe exatamente o que aconteceu. "Mas não acredito que foi excesso de velocidade, pois o anjo da guarda não apitou", disse, se referindo a um sistema de segurança dos ônibus que alerta para alta velocidade. Segundo a cobradora, "as pessoas da frente e as de trás foram as que mais se machucaram".
Adriana Nascimento, corretora, de 30 anos, que mora bem próximo ao local do acidente, diz que viu quando as primeiras ambulâncias chegaram. Segundo ela, havia pelo menos 70 feridos, alguns em estado bem grave. As vítimas estão sendo encaminhadas para os pronto-socorros de Santa Casa, Jabaquara, Mandaqui e Laforte.

Iran Giusti/iG São Paulo

Barbosa nega que vai sair do STF para concorrer às eleições de 2014

Reportagem da revista Veja afirma que presidente do STF teria revelado a um interlocutor que ficaria na casa só até abril

Divulgação/STF
Presidente Joaquim Barbosa durante sessão do Supremo Tribunal Federal
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, afirmou em nota divulgada este sábado (15), que não será candidato a presidente nas próximas eleições, embora tenha desejo de não permanecer no Supremo até os 70 anos, idade da aposentadoria compulsória. A nota, divulgada para a imprensa pela secretaria de comunicação do STF, é uma resposta à reportagem publicada na revista Veja desta semana.
Na edição deste sábado, a revista afirma que Barbosa teria dito a um interlocutor que pretende sair do STF em abril, após a votação dos embargos infringentes do mensalão. Coincidência ou não, o mês de abril também corresponde ao prazo final para que candidatos se filiem a partidos políticos. Ainda de acordo com a revista, Barbosa já teria sido sondado por dois partidos, mas teria recusado as propostas por não se identificar com as siglas.
Leia abaixo a nota:
1) O Presidente do Supremo Tribunal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, ratifica que não é candidato a presidente nas eleições de 2014.
2) Com relação a uma possível renúncia ao cargo que hoje ocupa, o Ministro já manifestou diversas vezes seu desejo de não permanecer no Supremo até a idade de 70 anos, quando teria que se aposentar compulsoriamente. No entanto, não existe nenhuma definição com relação ao momento de sua saída. Ele não fez consulta alguma ao setor de recursos humanos do STF sobre benefícios de aposentadoria.
3) No que se refere ao seu futuro após deixar o Tribunal, o Ministro reserva-se o direito de tomar as decisões que julgar mais adequadas para a sua vida na ocasião oportuna. Entende que após deixar a condição de servidor público, suas decisões passam a ser de caráter privado.
4) O Ministro Joaquim Barbosa não faz juízo de valor sobre nenhum dos partidos políticos brasileiros, individualmente. A respeito do quadro partidário, já expressou sua opinião no sentido da realização de uma ampla reforma política que aprimore o atual sistema. Apesar de já ter tornado público o seu voto nas últimas três eleições presidenciais, o Presidente do STF, Tribunal que é o guardião da Constituição, ratifica seu respeito por todas as agremiações partidárias, seus filiados e eleitores.
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO STF

Horário de Verão chega ao fim mas ainda é preciso economizar energia

Depois de quase quatro meses, chega ao fim o horário de verão 2013/2014. À meia-noite de hoje (15), os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque estavam adiantados desde o dia 20 de outubro do ano passado.
O principal objetivo do horário de verão é a economia de energia no horário de maior consumo (das 18h as 21h), possível com o melhor aproveitamento da luminosidade natural. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
Passado o horário de verão, os consumidores podem colaborar para que o consumo de energia seja reduzido, adotando medidas simples no dia a dia. Uma cartilha da Agência Nacional de Energia Elétrica orienta os usuários sobre o uso racional da energia, que, além de economizar na conta de luz, ajuda a evitar a escassez no futuro.
Algumas dicas são conhecidas dos consumidores, como apagar a luz ao sair de um ambiente, usar lâmpadas fluorescentes compactas; preferir a luz natural durante o dia e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa.
Outras orientações não são tão conhecidas, como a pintura de paredes internas e teto com cores claras, que refletem melhor a luz natural. A Aneel também aconselha a não reaproveitar a resistência do chuveiro queimada, porque, além de perigosa, a prática aumenta o consumo de energia.
Na cozinha também é possível economizar energia. A geladeira deve ser aberta o mínimo de vezes possível, retirando todos os itens de uma só vez. Os alimentos não devem ser guardados quentes e o eletrodoméstico não deve ter as prateleiras forradas, porque isso aumenta o consumo de energia. A borracha da porta da geladeira deve ser mantida em boas condições, porque veda o interior do refrigerador, evitando um maior consumo de eletricidade.
Na área de serviço, uma das dicas é acumular o máximo de roupas possível para lavar de uma só vez na máquina e usar pouco sabão, para não ter que enxaguar a roupa várias vezes. O mesmo vale para o ferro de passar, que deve ser ligado para passar mais roupas da mesma vez, pois o aparelho consome muita energia cada vez que é ligado. Além disso, o ferro deve ser regulado de acordo com a temperatura indicada para cada tecido. 
Ao comprar um eletrodoméstico, a dica é preferir aqueles com o selo Procel ou etiqueta A do Inmetro, que indicam os mais econômicos. Outra prática importante é não ligar vários aparelhos na mesma tomada porque, além de perigoso, consome mais energia. Os consumidores também devem evitar o uso de aparelhos elétricos no horário de pico de consumo (das 18h as 21h).
Nos últimos dias, o nível dos reservatórios das hidrelétricas está abaixo da média, especialmente no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país. O governo diz que o sistema elétrico brasileiro está equilibrado. Segundo o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico, a não ser que ocorra algo excepcional, não há dificuldade no suprimento de energia no país em 2014.

6 plantas que melhoram o ar em casa

Foto: Coloredby/Flickr/Creative Commons
Cultivar plantas em casa é um grande benefício para seus moradores
Cultivar plantas em casa é um grande benefício para seus moradores
Quem mora nas grandes cidades sofre muito com a poluição urbana. O ar poluído pode afetar até mesmo os que passam mais tempo em casa do que nas ruas. Isso acontece porque o ar que circula nos ambientes internos também pode ser prejudicial à saúde humana.
Neste sentido, não só como item de decoração, cultivar plantas em casa é um grande benefício para seus moradores. Algumas plantas, em especial, podem desempenhar seu papel de forma mais eficaz. Conheça seis delas que melhoram a qualidade do ar.
Azaleia
Azaleia
Foto: Lucyinthesky (CC2.0)
Eficiente para combater poluentes como COVs (Compostos orgânicos voláteis) e amoníacos (um composto presente em diversos produtos de limpeza). Essa planta é indicada para cozinhas e banheiros. Precisa de rega apenas uma vez por semana e de cinco horas de sol diariamente.
Bromélia
Bromélia

Foto: Gert Jan (CC2.0)
Ajuda na absorção de fumaça, por isso é indicada para cozinha. Para manter essa planta, basta fazer uma rega a cada três dias. Ao contrário da Azaléia que precisa de muito sol, a Bromélia necessita apenas de luz solar indireta.
Cacto
Cacto

Foto: Sergis Blog (CC2.0)
Muito útil para barrar as ondas eletromagnéticas. É indicado ter um cacto na sala próximo ao aparelho de TV ou na cozinha, junto ao micro-ondas. Para os supersticiosos, a planta ajuda a tirar o mau olhado nos ambientes.
Gérbera, begônia e crisântemo
Gérbera

Foto: dinesh_valk (CC2.0)
São indicadas para as residências onde há fumantes. As três podem atuar com eficiência contra a fumaça de cigarro. A Gérbera gosta de luz, já a Begônia tem que ser protegida da luz solar direta, assim como a Crisântemo que, apesar de precisar de muita luz, não suporta sol direto. Elas devem ser expostas nas salas e quartos.

Temporais e alagamentos assustam SP

A capital paulista voltou a entrar em estado de atenção em função da chuva, no início da tarde deste sábado (15/2). Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a situação demanda cuidado no bairro da Lapa, na zona oeste, na Marginal Tietê e na zona leste, nos bairros São Miguel Paulista e Itaim Paulista.
Segundo Adilson Nazário, meteorologista do CGE, há dois pontos de alagamento na Lapa. Pela manhã, o estado de atenção chegou a ser suspenso pelo órgão, que usa três classificaçõesde risco: estado de obervação, atenção e alerta.
São Paulo
São Paulo, antes do temporal - Foto: Camila Lacerda/iG Bahia

São Paulo
A cidade, durante o temporal - Foto: Camila Lacerda/iG Bahia

De acordo com Nazário, a chuva é resultado de uma frente fria no litoral paulista. Para o domingo (16), a previsão do CGE, divulgada pela Prefeitura de São Paulo no Twitter, é que a chuva continue em áreas isoladas, mas com menos registros de alagamentos.
A prefeitura informou ainda que houve queda de duas árvores. Na sexta-feira (14), os temporais causaram o desligamento de 45 semáforos, queda de 32 árvores e seis pontos de alagamento até as 18h30.
A chuva de sexta-feira também causou a morte de uma criança em Guarulhos. O Corpo de Bombeiros de São Paulo foi chamado para ajudar nas buscas a um menino de 11 anos que caiu em um bueiro.
Segundo informações dos Bombeiros, quando a viatura chegou ao local da ocorrência, populares já haviam encontrado a criança inconsciente no Rio Cabuçu. O menino foi levado ao Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, mas não resistiu. O hospital não confirmou o nome da criança.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Égua dá à luz a burros gêmeos em Ibirataia


Uma espécie de gestação rara ocorreu na Fazenda Entre Feras, no município de Ibirataia, de propriedade de Antonio Jesus Silva Neto, onde uma égua de nome “Garota” pariu um casal de muares que é a chamada Gestação Gemelar, aquela que apresenta dois ou mais fetos simultaneamente. De acordo com especialistas, a gravidez de gêmeos acontece a partir da multi ovulação, sendo bastante rara em equinos. Para o proprietário, o agricultor Neto Silva, foi uma grande surpresa o nascimento de dois filhotes e não um como era esperado, tendo em vista ser um fato bastante raro na espécie. “Os animais nasceram saudáveis e fortes, mas é preciso acompanhar o desenvolvimento dos muares”, disse a médica veterinária, Maiana Machado. Uma equipe da Rede Bahia esteve no local para fazer a reportagem que irá ao ar no próximo domingo (16) no programa Bahia Rural.(giro em ipiau)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Palmas de Monte Alto:Ministério Público vai Instaurar inquérito contra professora acusada de fazer sexo oral com menor

O vídeo com duração de 7m31s é interrompido somente quando ele pede para o ato sexual ser consumado, depois não tem como afirmar se aconteceu a conjunção.

Imagem
A representante do Ministério Público de Palmas de Monte Alto, sudoeste da Bahia, vai instaurar um inquérito para apurar a denuncia contra a professora e estudante de direito Mônica dos Santos Souza, (Mônica de Bel), acusada de fazer sexo oral com um menor de 13 anos, no último dia 29 de janeiro. Segundo apurou o portal, a promotora Tatyane Castro, já teria ouvido o menor J.I. N e seu pai.
O sexo oral foi filmado pelo menor supostamente autorizado pela professora, que fala na gravação para ele não mostrar para ninguém. Segundo amigos do garoto, a filmagem teria sido feita na residência do menor.
De acordo com o artigo 217 do Código Penal Brasileiro, o crime de estupro de vulnerável como o ato de pedofilia caracterizado pela relação sexual ou ato libidinoso com menor de 14 anos.
O vídeo com duração de 7m31s é interrompido somente quando ele pede para o ato sexual ser consumado, depois não tem como afirmar se aconteceu a conjunção carnal.Clique para ler a matéria:http://www.gildezioinforma.blogspot.com.br/2014/02/professora-e-estudante-de-direito-de.html

fonte(folha do Vale)

Professora e estudante de direito de Palmas de Monte Alto é filmada fazendo sexo oral com menor de 13 anos

Segundo informações colhidas pelo portal junto à família, a filmagem com duração de sete minutos e trinta e um segundos,fazendo sexo oral foi feita pelo próprio aluno.

Uma professora de Educação Física e estudante de direito de 30 anos, identificada apenas como Mônica dos Santos Souza,(Mônica de Bel), residente no município de palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia, foi flagrada em um vídeo fazendo sexo com aluno de 13 anos, identificado por (I). Segundo informações colhidas pelo portal junto à família, a filmagem com duração de sete minutos e trinta e um segundos , fazendo sexo oral foi feita pelo próprio aluno, sendo interrompida apenas quando o mesmo pede para fazer a penetração.
O portal Folha do Vale entrou em contato com o secretario de Educação Zuberto, que informou que apesar de ser professora, Mônica trabalhava na secretaria de Agricultura do município e não estava em sala de aula. “O secretário de Agricultura Edilson, informou que depois do fato a mesma não foi mais trabalhar e sumiu da cidade. Mônica seria promovida para coordenadora agora em fevereiro”, informou o secretário.
Colegas do aluno contaram ao portal, que o garoto disse que o fato aconteceu fora da secretária, mas em um local que eles não quiseram revelar. Questionado se o fato teria acontecido em uma sala de aula,os meninos disseram que não.Tentamos várias vezes falar com Mônica pelo telefone, mas o mesmo só dava caixa postal.
De acordo com o secretário de Educação, o gestor tomou conhecimento da situação, mas até o momento não tem uma denúncia formal na secretaria. “Quando recebemos a denúncia iremos tomar as medidas cabíveis”,concluiu Zuberto.
(fonte:folha do Vale)
Veja o vídeo
Redação www.folhadovale.net / Vídeo: Youtube do Repórter Radiola